

Através da apropriação do discurso feminista, a revista Heat propaga uma versão atualizada de feminilidade hegemônica que preserva discursos patriarcais racializados da diferença de gênero ao mesmo tempo em que tenta apaziguar o público feminista.įrom 2009 to 2018, social attitudes towards gender in the UK and other western countries significantly shifted, with greater awareness of gender stereotyping and the objectification of women’s bodies in the media due to popular social media campaigns. Este artigo aplica a Análise Feminista Crítica do Discurso a narrativas de romance e sexo veiculadas na popular revista inglesa Heat e investiga discursos que (re)produzem, negociam ou desafiam a feminilidade hegemônica.

A mídia de massa veicula imagens de mulheres que acabam se tornando dominantes e hegemônicas. Contudo, desde a segunda onda do feminismo, mudanças sociais relativas à renegociação do lugar da mulher assim como discursos antirracistas e pró-LGBTQIA+ têm possibilitado um distanciamento dos ideais tradicionais de feminilidade. Embora redutoras, essas categorias têm sido mobilizadas com o objetivo de criar hierarquias de feminilidade que as legitimam enquanto subordinam outras formas do feminino. Estereótipos de mulheres brancas historicamente limitam suas identidades aos papéis de esposas e mães. Through the appropriation of feminist language, Heat propagates an updated hegemonic femininity which preserves the racio-patriarchal discourse of gender difference whilst pacifying feminist audiences.

This article applies Feminist Critical Discourse Analysis to examine popular British gossip magazine Heat’s romance and sex narratives for discourse which (re)produces, negotiates or challenges hegemonic femininity. Mass media is a dominant site where controlling images of women are negotiated and in which dominant, or hegemonic, forms emerge. However, social change since the feminist second wave has seen the renegotiation of women’s position, and contemporary antiracist and LGBTQIA+ discourse has seen further departure from traditional ideals of femininity. Though restrictive, this type of femininity has been mobilised to create hierarchies of womanhood that legitimate this form and subordinate others. Stereotypes of white women have historically limited their identities to that of wife and mother.
